segunda-feira, 1 de abril de 2013

QUINTA DE CONTOS 4 DE ABRIL



A nossa convidada deste mês será Maria Morais.

Contamos com a vossa presença na próxima quinta feira, dia 4 às 22 horas, no Ateneu.




Maria Morais, lisboeta de nascimento e historietadora(1) por decisão recente, manifesta o seu interesse em partilhar com as almas deste mundo que assim o desejarem alguns contos extraídos da mescla EMBRUXALADOS - relatos praticamente verdadeiros inspirados no universo da cultura popular portuguesa, em episódios de tradição oral, superstições de família e algumas fantasias próprias, tendo por protagonistas bruxas(2), mulheres condenadas, almas penadas, lobos enganados, cabras monteses e certos fenómenos normais, anormais e para-normais relacionados.








(1) HISTORIETADORA, s.f. Espécie variegada de pessoa que investiga, cria, encena, cenografa e interpreta historietas. Aquela que compõe e narra acontecimentos não comprovados cientificamente e histórias não legitimadas academicamente, tendo como propósito a expressão individual, a fixação de memórias, a integração na comunidade e a partilha subjectiva e imponderável de coisas várias, mais ou menos poéticas.







(2) BRUXAS, s.f. Diz-se das mulheres que sendo normais do ponto de vista anatómico, fisiológico e psicológico, mas não raras vezes possuidoras de uma inteligência, sensibilidade, autonomia e habilidade acima da média, viram costas às regras do mundo e se deixam levar pelo diabo, a fim de poderem participar em convívios profanos, passear sozinhas à noite pelos outeiros, dançar, cantar e arejar as partes pudibundas do seu corpo sem restrições.





Sem comentários:

Enviar um comentário